sexta-feira, 21 de maio de 2010

FATIMA OM CULTO DO DINHEIRO

Fátima- o culto do dinheiro

Muito se tem falado sobre este tema e no seu significado na sociedade. Por vezes fico a pensar , qual será a motivação de varias centenas de pessoas em se dirigirem a esse local! Será pela fé? Ou será por outras coisas?

O mito de Fátima, começou, há 90 anos, quando 3 crianças disseram que tinham visto, nesse local , um senhora que vinha do céu. Mas não terá sido uma ilusão óptica?
As cronicas da altura, disseram que era o milagre do sol. Mas o mais certo e ter sido, um eclipse do sol..
Bem, não é isso que eu quero falar, mas sim é do que se passa em redor desse local.
Sim, eu me estou a referir as lojas de comercio situadas em volta do santuário e do dinheiro que fazem na exploração da figura da Nªsenhora.
Não quero, que fiquem a pensar, que sou contra o comercio, mas fico um pouco chocado, com o amontoar de lojas, e do tipo porta sim,porta sim.
era bom, que o governo ou a autarquia, fizessem alguma coisa para por ; um travão nesta situação.
A outra coisa, que me leva a levantar questões é: as famosas caixas de esmolas.
O que e feito, do dinheiro que lá deixamos? Que obras são lá feitas? Quem fica com esse dinheiro?
È que Fátima, e dos locais onde se faz mais dinheiro e o estado não fica com nada. Acho injusto, pois esse dinheiro não e investido e vai, directamente para o bolso de alguém.
É mesmo para dizer, "que a Nªsenhora tem uma boa conta bancaria".
já não tenho mais nada para dizer , e vamos estar no próximo 13 de Outubro para comprar mais uma "santinha".
saudações e ate a próxima

4 comentários:

  1. Olá Pico,

    Em primeiro lugar sugiro que faças uma revisão à tua consciência, com o objectivo de tu perceberes se realmente pertences à religião cristã ou não. Não quero com isto dizer, que todos os cristãos têm que ser de acordo com todas as ideologias desta religião mas há princípios e com esta tua mensagem penso que não te encaixas decerteza nelas.
    Em relação ao comércio feito em Fátima, não sei porquê tanto espanto. Ninguém pode proibir este negócio e impor que só, por exemplo, existam só 10 lojas. A mesma situação se passa no Sabugueiro, em que todas as lojas vendem o mesmo. E se realmente para os comerciantes é um bom negócio e se têm lucros porque haveriam de mudar para outro ramo de comércio correndo o risco de financeiramente passarem dificuldades?! É um negócio como outro qualquer, em que têm clientes como em outras lojas. Só compra quem quer!
    Quanto ao dinheiro da "conta bancária de Nossa Sra." como tu denominas, há várias situações que não podem passar em branco e que me fazem questionar-te o seguinte:
    - A igreja (ou alguém)obriga os crentes de Nossa Sra. de Fátima a colocar dinheiro nas caixas das esmolas???
    - A igreja (ou alguém)obriga os crentes de Nossa Sra. de Fátima a comprar "mais uma santinha" como tu vais fazer???
    - A igreja (ou alguém) obriga os crentes de Nossa Sra. de Fátima a fazerem promessas, sejam de forma financeira, físicas, etc.???

    Podia continuar com mais questões, mas sinceramente gostava que me respondesses apenas a estas 3.
    Dizes ainda "...e o estado não fica com nada". Ainda queres que o estado fique com mais dinheiro?! Porque haveria de ficar?! Para ainda porem mais ao bolso?! Até parece que nem sentes a crise que se está a passar neste momento e até parece que o Estado neste momento é o nosso melhor amigo... Não me digas que achavas que, se o Estado ficasse com parte do dinheiro que ainda nos cairia algum na conta?!?! Ilusões amigo...
    Se bem sabes, o Santuário tem um novo Santuário coberto e este foi feito com o dinheiro que os peregrinos deixaram. Quanto ao resto do dinheiro não te posso dizer concretamente no que é utilizado, mas posso-te garantir que não cai nos bolsos dos padres de certeza...
    Propunha-te então, já que te preocupas com os negócios e comércio do nosso país, que deixasses uma mensagem acerca do dinheiro (do ESTADO) que é gasto em coisas que não têm utilidade nenhuma e que só servem para dar uma boa imagem do nosso país! Podes pegar em muita coisa, mas já agora posso te dar um exemplo. A quantidade de estádios que foram feitos por causa de um Mundial de futebol em que a maior parte deles agora estão "às moscas" e que não têm lucro NENHUM!!! 10 estádios de futebol!!!

    Pensa nisto... e vais ver que o que falas em relação ao Santuário de Fátima é um grão de areia em relação ao resto que está à nossa volta e que não vês ou não queres ver...

    ResponderEliminar
  2. cara amiga susana?
    em certa para do teu comentario, tenho de concordar contigo.Mas tambem tns de me dar razao, que tirando a nova basilica, nao se ve mais nada.
    Deu bem para se ver isso, na vinda do santo padre. quando e pedido a um camera municipal para comprar coisas para fatima. E a camara ter de dizer que não tem dinheiro .enquanto no santuario e tem dinheiro.
    o que é que me dizes a isso

    ResponderEliminar
  3. E tu achas que Fatima nao contribui para a vinda do Santo Padre?
    E que sabes tu, ou melhor, que informações tens para afirmares uma coisa dessas?
    Bem, vou ficar por aqui... Já transmiti o que quria transmitir...

    ResponderEliminar
  4. Eu não estou a dizer que a vinda do santo padre tenha sido benefica ou não. Pois a mim pessoalmente não me afectou em nada.
    Algumas bases de infomacoes que tenho, foi atravez dos media, e por pessoas que la foram nesses dias.. E pelas minhas idas a fatima.

    Vamos acabar com esta descusao, não vale a pena nós estarmos a descutir isso

    ResponderEliminar