quarta-feira, 9 de junho de 2010

noticias do mundial


Jornalistas portugueses assaltados na África do Sul
Hoje

Ladrões actuaram no interior do complexo hoteleiro onde pernoitavam os jornalistas que acompanham estágio da selecção nacional. Um dos assaltantes já foi detido.


O grupo de jornalistas portugueses que se encontra a acompanhar os trabalhos da selecção nacional em Magaliesburg, na África do Sul, e em que está integrado o enviado-especial do DN, foi assaltado esta madrugada no interior das próprias instalações onde têm pernoitado. Tudo aconteceu por volta das 05.00 locais (menos uma hora em Portugal continental), quando um grupo armado surpreendeu os jornalistas que estavam colocados numa zona mais limítrofe do complexo hoteleiro (uma espécie de turismo rural, que não passa de um conjunto de casas de madeira) e que está situado a 15 kms do centro de Magaliesburg, onde a selecção nacional está instalada no Valley Lodge.

Ameaçados com armas de fogo, não tiveram alternativa senão entregar o material profissional que tinham em sua posse, bem como algum dinheiro e outros objectos. O grupo de assaltantes pôs-se em fuga, beneficiando do facto de este complexo hoteleiro se encontrar numa zona de grande vegetação. Os repórteres da Global Imagens, do Expresso e ainda um jornalistas do jornal espanhol foram os mais atingidos. Os danos foram apena materiais, pois nenhum jornalista chegou a ser agredido. Ao local acorreram cerca de vinte polícias, com cães pisteiros para bater a zona.

Segundo informações recolhidas pelo DN no local, um dos assaltantes, que furtara um iPhone a um dos jornalistas, já foi detido pela polícia.

A polícia técnica de Mogale City, que está a tomar conta da ocorrência, encontrou mas montanhas junto ao complexo hoteleiro diverso equipamento fotográfico que tinha sido roubado aos jornalistas e que terá sido abandonado pelos ladrões durante a fuga.

Um representante da embaixada de Portugal em Joanesburgo já se deslocou ao local para se inteirar da situação dos jornalistas portugueses.


Este é mais um problema de segurança que vem assombrar o Mundial da África do Sul, um dos países mais violentos do continente africano

Sem comentários:

Enviar um comentário