quinta-feira, 23 de dezembro de 2010


A Árvore de Natal


Já todos estamos habituados a que, por volta de Outubro, surjam por toda a parte as decorações de Natal.
Talvez seja este ambiente que nos lembra que temos de decorar a Árvore de Natal que temos na arrecadação a ganhar pó, há quase um ano.
Seja como for, entre Outubro e Novembro, quase todos os portugueses colocam na sua sala um pinheiro ou abeto, - artificial claro, porque os verdadeiros são proibidos - decorado com bolas coloridas e luzes «psicadélicas», com um anjo ou uma estrela bem no alto.

Mas de onde vem esta tradição?

Já existiam na Roma Antiga, árvores decoradas com pequenas peças de metal, durante a época da Saturnalia, o festival de Inverno em honra de Saturno, deus da agricultura. Muitos acreditam aliás, que o 25 de Dezembro foi «escolhido» para a data do nascimento de Jesus, para se apoderar sobre os costumes pagãos.
Na idade média, no dia 24 de Dezembro de cada ano, era costume decorar uma árvore com maças à qual chamavam de «Árvore do Paraíso», numa clara alusão a Adão e Eva.

As árvores mais modernas, surgiram em meados do século XVI, na região da Alsácia (Salsburgo, Alemanha). As árvores eram compradas em mercados e levadas para casa mas expostas ainda sem quaisquer ornamentos decorativos.
É exactamente dessa região alemã que provém o registo mais antigo de uma árvore de Natal decorada. O registo pertence a um diário de 1605, onde a árvore aparece adornada com rosas de papel, maçãs e doces.
Por volta de 1610 surgiram as primeiras fitas para as árvores de Natal. Feitas de prata, prensadas em máquinas especiais para ficarem finas e maleáveis, foram usadas com este material até meados dos séc. XX, altura em que foram substituídas pelas de plástico.
Algures por volta de 1846, foi atribuído ao Príncipe Alberto, marido da Rainha Vitória de Inglaterra, o crédito por ter levado para o Castelo de Windsor a primeira árvore de Natal decorada.
Contudo, alguns historiadores relatam que a Rainha Charlotte, avó de Victória, havia reportado lembranças da existência de uma árvore de Natal nos aposentos da Rainha em Windsor, por volta de 1800.
A popularidade da Rainha Victória fez com que, ao sair uma foto da família real junto a uma árvore de Natal decorada, no Illustrated London News, depressa pegasse junto dos seus súbditos e se espalhasse não só pela ilha, mas também pelas colónias americanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário