sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

CANCIONEIRO


Decidi abrir este espaço para falar sobre musica, todo o tipo de musica sem descrição.
Vamos ter Grupo do mês, concertos , e a cereja no topo do bolo Letras de musicas escutistas. espero que este espaço Seia do vosso agrado.

Grupo do mês:
XUTOS E PONTAPÉS:
Faz este ano ,30 anos, que nos Amigos d`Apolo se juntaram pela primeira vez aqueles que iram ser a maior banda de rock and roll portuguesa de todos os tempos : Os XUTOS E PONTAPÉS .
Donos de um certo acervo de clássicos que faria muitas bandas roem-se de inveja.Verdadeiros"animais de palco" que vivem para as festas de concertos , que cimentam a sua ligação indestrutível com o publico sempre presente a chamada, braços cruzados em X celebrar a maior longevidade de uma carreira rock neste cantinho a beira-mar plantado.Duas guitarras a abrir, uma bateria a bombar, o baixo a marcar pulsação, 1-2-3-4, três acordes básicos e a correria desenfreada do cavalo a solta.

Há 30 anos que é assim e vai continuar a se-lo enquanto , Zé Pedro, Tim, João Cabeleira,Kalu e Gui continuarem a acreditar na forca do rock ans roll, na energia de estar em palco, continuarem a querer partilhar estas cançoes com o publico que fazem delas verdadeiros hinos. 3anos depois, os xutos arrastam mutidões, geraçoes pais e filhos, juntos a celebrar desde" Bragança a Lisboa "ou na "minha casinha" ele são uma banda de referencia.

Parabens xutos


MUSICA Escutsta:
A musica que vos deixo e anda mais que o nosso hino, pois muitos nao o sabem ou nao tem conhecimento que existe um hino nos escuteriros por isso aqui fica-

ESCUTA DO CNE


Letra: António Carvalheira

Música: António Carvalheira e Tiago Moreira



Mi Lá Si
Há quem me chame maluco

Mi Lá Si
Eu não sei bem porque é
Mi Lá Si
Deve ser pelo meu aspecto
Mi Lá Si
Ou pela cor do meu boné.

Quando vou acampar
Levo só o necessário
Desde a máquina de lavar
Ao alpista pró canário.



Refrão :

Lá Si
Não importa o que dizem

Lá Si
Não importa o que pensam
Lá Si
Porque eu sou, porque eu sou

Mi
Escuta do CNE.


P’ra se viver no campo

É preciso ser esperto

Nunca entrar numa tenda

Sem que o fecho esteja aberto



Há ainda uma regra

Que não deve ser violada

Quando o chefe te chamar

Bate logo em retirada.

Refrão


A hora de partir
É sempre a mais foleira
Tudo tem que acabar
Mesmo esta brincadeira

Quando regresso a casa
Todos olham para mim
Pareço um refugiado
Esta vida é mesmo assim.



Refrão

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

prevenção e protecção: o que fazer parte 1



O que é um Sismo?




Um sismo é um fenómeno natural resultante de uma rotura mais ou menos violenta no interior da crosta terrestre, correspondendo à libertação de uma grande quantidade de energia, e que provoca vibrações que se transmitem a uma vasta área circundante.

Na maior parte dos casos os sismos são devidos a movimentos ao longo de falhas geológicas existentes entre as diferentes placas tectónicas que constituem a região superficial terrestre, as quais se movimentam entre si.

Ao longo dos tempos geológicos, a terra tem estado sujeita a tensões responsáveis pela construção de cadeias montanhosas e pela deriva dos continentes. Sob a acção dessas tensões as rochas deformam-se gradualmente e sofrem roturas. A rotura do material rochoso ocorre após terem sido ultrapassados os seus limites de resistência, provocando vibrações ou ondas sísmicas, que se propagam no interior da terra. São estas vibrações que se sentem quando ocorre um sismo.

Os sismos também podem ser originados em movimentos de falhas existentes no interior das placas tectónicas.

A actividade vulcânica e os movimentos de material fundido em profundidade podem ser outras das causas dos sismos.

Mais raramente podem ser provocados por deslocamentos superficiais de terreno, tais como abatimentos e escorregamentos.

A zona no interior da terra na qual se dá a libertação de energia designa-se por foco ou hipocentro.

O ponto à superfície da terra situado na vertical do foco é o epicentro e corresponde à zona onde o sismo é sentido com maior intensidade.

Os movimentos dos terrenos à volta do epicentro, são provocados pelas ondas sísmicas quando estas alcançam a superfície terrestre. Estes dependem da profundidade do foco, das características (geológicas, topográficas, etc.) e da magnitude do sismo.

Quando a actividade sísmica é gerada no oceano, pode ser acompanhada por tsunamis, provocando grandes destruições em estruturas costeiras ou ribeirinhas (embarcações, casas, pontes, etc.). Em Portugal Continental, a ocorrência de tsunamis, resultantes da actividade sísmica tem sido fundamentalmente registada no Algarve, na Península de Setúbal e em Lisboa.

QUANTO TEMPO DURA UM SISMO?

A duração de um sismo varia desde poucos segundos até dezenas de segundos, raramente ultrapassando um minuto. Após o sismo principal geralmente seguem-se reajustamentos do material rochoso que dão origem a sismos mais fracos denominados réplicas.

PODEMOS PREVER UM SISMO?

Emboras muitos cientistas estejam a fazer investigação nesse sentido, ainda não é possível prever os sismos. No entanto, é possível tentar minimizar os seus efeitos identificando zonas de maior risco, construindo estruturas mais sólidas, promovendo a educação da população, nomeadamente no que diz respeito às medidas de segurança a serem tomadas durante um sismo, e elaborando planos de emergência.

Dia regional dos caminheiros


Vai-se realizar no próximo fim de semana o encontro regional de caminheiros.
Este encontro vem combater um vazio existente na região que é a falta de actividades especificas a 4ªsecção.
Espero este encontro seija muito partecipativo por todos os caminheiros-
Uma forte caminhada .

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ao povo madeirense

E uma verdadeira tragédia o que se passou na fim de semana passado na ilha da Madeira. Devido a um grande temporal, que fez 38 vitimas mortais, e prejuízos de varias centenas de dezenas de euros.
O que toda a gente pensava que so acontecia, nos outros paises , teve infelizmente na Madeira a oportunidade, passar o que nos vemos na televisao nos outros paises, todo o sofrimento de nao terem nada. Deterem de comecar do zero. Infelizmente tambem nos toca, por isso vamos a ajudar a rescunstruir a madeira. Vou deichar algum sites de ajuda:
www.voluntariado.pt

www.cruzvermelha.pt

www.convoluntariado.pt

www.cne-escutismo-madeira.org

COMO È POSSIVEL

Hoje li noticia no jornal de noticias"ESCUTEIROS DE LAMA FORAM SUSPENSOS";, ate aqui tudo poderiam ter sido suspensos por falta de pessoal. Pois pessoal tinham eles "80 jovens sem actividades e obrigando-os a ir para outros grupos" mas não foi por causa disso mas sim por " relações pouco católicas" entre a direcção e o pároco, pois não havia dialogo , pagamento de senso e seguro por parte do pároco.
E referido que já havia algum atrito entre as duas partes levando em 2008 o chefe de agr pedisse a sua demissão oralmente, ao sacerdote, continuando no cargo pois a lista substituta não convenceu-
UM outro caso foi a de não autorização de violas no decorrer de uma missa . Um convívio com os pais no período de catequese , que levou a que o padre se enerva-se e alterasse as missas escutistas, foram impedidos de levar andores a que o grupo se manifestou usanda uma t-shirt com o nome da santa , a que o padre considerou "publicidade".
Apressar dos abaixo-aclimados e das varias tentativas de reunao nada feito. Na freguesia as pessoas tem medo do sacerdote de, vejam bem ,70 ANOS, que é padre a 53 de oficio. E para cumulo ele pode recusar casar, baptizar que o proteste.
vou deixar um conselho a essa secardote: CHEGOU A HORA DE PEDIR A REFORMA E DEIXAR OUTROS FAZEREM AS COISAS BEM.

FORCA PESSOAL .

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010




Depois de algumas aventuras.Decidimos que já estava na hora de abrir uma pagina (neste caso um blog ) na net em que as nossas actividades expostas.para que as pessoas tivessem uma ideia do que fazemos..


boa caçada