segunda-feira, 31 de maio de 2010

ACAMPAMENTO REGIONAL DE PIONEIROS ( PARTE 1)







Realizou-se no passado dia 1e2 de Maio, o quinto acampamento regional do pioneiro, da região da guarda, na freguesia de Valverde, sobre o tema “rumos e lendas”.
Actividade qual participaram cerca de 70 elementos, divididos por 7 agrupamentos ( Valverde ( anfitrião), Fundão, Belmonte, Unhais da Serra, Paul, Covilhã, Aldeia de Juanes e Belmonte).
No qual, ficaram a saber, alguns dos mitos e lendas, do a freguesia.
A Actividade em si começou no dia um com a chegada ao local do acampamento e respectiva montagem de campo.

Logo de seguida deu-se a abertura solene do acampamento. Onde houve apresentação das equipas participantes, na actividade.

Antes da hora do almoço, decorreu a primeira actividade”o ataque das formigas obreiras”. Esta actividade, consistia no serviço comunitário, foi a limpeza de duas fontes emblemáticas na freguesia.

terça-feira, 25 de maio de 2010

sexta-feira, 21 de maio de 2010

FATIMA OM CULTO DO DINHEIRO

Fátima- o culto do dinheiro

Muito se tem falado sobre este tema e no seu significado na sociedade. Por vezes fico a pensar , qual será a motivação de varias centenas de pessoas em se dirigirem a esse local! Será pela fé? Ou será por outras coisas?

O mito de Fátima, começou, há 90 anos, quando 3 crianças disseram que tinham visto, nesse local , um senhora que vinha do céu. Mas não terá sido uma ilusão óptica?
As cronicas da altura, disseram que era o milagre do sol. Mas o mais certo e ter sido, um eclipse do sol..
Bem, não é isso que eu quero falar, mas sim é do que se passa em redor desse local.
Sim, eu me estou a referir as lojas de comercio situadas em volta do santuário e do dinheiro que fazem na exploração da figura da Nªsenhora.
Não quero, que fiquem a pensar, que sou contra o comercio, mas fico um pouco chocado, com o amontoar de lojas, e do tipo porta sim,porta sim.
era bom, que o governo ou a autarquia, fizessem alguma coisa para por ; um travão nesta situação.
A outra coisa, que me leva a levantar questões é: as famosas caixas de esmolas.
O que e feito, do dinheiro que lá deixamos? Que obras são lá feitas? Quem fica com esse dinheiro?
È que Fátima, e dos locais onde se faz mais dinheiro e o estado não fica com nada. Acho injusto, pois esse dinheiro não e investido e vai, directamente para o bolso de alguém.
É mesmo para dizer, "que a Nªsenhora tem uma boa conta bancaria".
já não tenho mais nada para dizer , e vamos estar no próximo 13 de Outubro para comprar mais uma "santinha".
saudações e ate a próxima

terça-feira, 18 de maio de 2010

40 razoes para ser escuteiro

Se por alguma razão te perguntarem porque és escuteiro... tens agora não 1 mas 40 razoes pra lhe responderesa



1-Vais acampar e no regresso, por vezes, dizes que não o voltarás a fazer, mas, no entanto, voltas a ir.
2-De certeza que o teu melhor amigo(a) lá esta, e talvez a pessoa que amas também; e se não está, tentas levá-la para o grupo.
3-Aprendes algo de novo e ensinas algo a alguém...
4-Os miúdos vêem-te como um exemplo a seguir e tens um exemplo a seguir.
5-Numa festa tua tens mais escuteiros do que colegas de escola e, mesmo assim, os poucos que lá estão são os que são importantes.
6-Comes do mesmo prato que os teus companheiros e recordas os momentos divertidos que passaram à noite quando estavam prestes a dormir.
7-Preocupas-te tanto com o teu bando, patrulha ou equipa como se fossem a tua família.
8-O teu dirigente é como um segundo pai ou como o teu irmão mais velho.
9-Parece-te invulgar porque às vezes tens tanto respeito pelo teu chefe de.
10-Vêem-te como um bicho raro na rua.
11-Na vida fora dos escuteiros podes fingir ser uma determinada pessoa, mas nos escuteiros não consegues evitar ser tu próprio.
12-Quando voltas cansado de um acampamento, 99% das vezes chegas a casa, comes como um abade, tomas um banho e vais dormir.
13-Quando te sentes em baixo, sabes que tens sempre um amigo escuta que te ouve e que mostra o caminho.
14-Há sempre um escuteiro que sabe os teus segredos.
15-Ao chegares à tua sede sabes sempre que tens gente que te quer ver e estar contigo.
16-A tua Promessa fica para sempre gravada na tua memória.
17-Os acampamentos começam ainda antes de te juntares a todos aqueles que contigo vão acampar.
18-Por vezes nem consegues dormir só com a ansiedade de partir.
19-Sentes com mais força o abraço dos teus pais quando voltas de um acampamento.
20-Chegas à conclusão que o comilão da tua patrulha come sempre tudo o que a patrulha tem para comer.
21-Recordas que, às vezes, o chão das latrinas se movia.
22-Há sempre alguém que se quer aproveitar da tua inexperiência de acampar, mas sentes-te útil ao ires buscar lenha.
23-Estás tranquilo com os teus irmãos escutas e não suportas que nada nem ninguém diga mal do teu agrupamento.
24-Num acampamento, é quase certo que, se adormeceres às 6h da manhã, às 7h o teu chefe está a dar a alvorada e não tens outra hipótese senão passar o resto do dia com uma soneira terrível.
25-A comida é sempre saborosa, mesmo que tenha restos de carvão ou sabor a ervas e terra.
26-Os teus pais aprendem a confiar mais em ti pelo simples facto de seres escuteiro e não se sentem embaraçados por dizerem aos seus amigos que o seu filho ou filha é escuteiro, enquanto que aqueles perguntam "o que é isso de escuteiros" e "quanto se paga para matricular o meu filho nos escuteiros?"
27-As pessoas que não sabem o que é ser escuteiro gozam contigo, enquanto que te sentes mais orgulhoso e contente por saberes que essas pessoas não sabem o que perdem.
28-Pões toda a gente ao teu redor de boca aberta e com atenção sempre que contas aventuras que passaste em acampamentos e actividades.
29-Se és rapariga, não falta quem te diga "como é que gostas de uma coisa que é para rapazes?"
30-Se és rapariga, dás-te conta em como os rapazes da tua patrulha ou equipa te tratam bem e não te discriminam por seres rapariga.
31-Se és rapaz, por vezes reparas em algumas raparigas que olham para ti em vez de outros rapazes por estares uniformizado e, se participas numa actividade nacional ou internacional, é garantido que arranjas pelo menos 5 e-mails de raparigas.
32-Ao encontrares algum escuteiro que conheceste há muito tempo, sentes sempre uma sensação de alegria e dás-lhe uma forte canhota.
33-Às vezes sentes-te triste ao encontrar pessoas que te dizem "esse uniforme é estúpido e ridículo" e tu pensas: "vocês é que não são escuteiros, não percebem nada do que isto significa para mim".
34-Se tens medo dos animais da noite, descobres que estes desaparecem durante os jogos nocturnos.
35-A beleza disto é conhecer gente de fora que nunca conhecerias se não fosse pelos escuteiros e por vezes choras nas despedidas por uma pessoa com quem estiveste só por 3 ou 4 dias e que fica para sempre no teu coração.
36-Ris com o Quim Novato que vai ao seu primeiro acampamento, que se corta numa mão com um tronco de árvore e fica exausto num raide, mas, no fim, acabas por ajudá-lo.
37-As caminhadas que os teus chefes organizam parecem curtas, mas parece que andaste uma vida inteira quando só fizeste 5 kms.
38-Vês que a cor do teu lenço, meias e calções vai mudando conforme o uso que tem e sentes-te orgulhoso por teres um uniforme quase sem cor porque sabes que com ele passaste por muitos sítios e vives muitas aventuras.
39-Quando vais a algum lado e a chuva te molha, sabe sempre pior do que num acampamento.
40-Gostas de ver chegar alguém novo ao teu agrupamento e observas a maneira boa ou má de como se comporta nas actividade; e isso faz-te recordar o teu primeiro dia nos escuteiros e como sofreste com as actividades desse dia, mas sabes que essa mesma pessoa vai gostar de ser escuteiro.



sábado, 15 de maio de 2010

COISAS UTEIS

acampamentos e acantonamentos

O ACAMPAMENTO
Acampar significa viver saudavelmente ao ar livre e divertir-se, adaptando os hábitos próprios ao ambiente e a circunstâncias um pouco diferentes das que se têm normalmente em casa.
A parte mais agradável da vida da criança e do jovem nos Escuteiros é o acampamento. Viver ao ar livre, sob o olhar de Deus, no meio das colinas, das árvores, das aves, do mato, do mar e dos rios, ou seja, viver com a natureza, dormindo numa tenda, cozinhando e explorando por sua conta, tudo isto dá saúde e alegria tais como se não podem experimentar entre o cimento e o fumo da cidade.
Claro que surgem sempre muitos problemas a resolver e alguns imprevistos a superar. Por exemplo, a escolha do mínimo indispensável que se deve levar para o acampamento. Contudo, é nestes desafios que a criança e o jovem desenvolvem a auto-suficiência, encontrando, na sua capacidade manual e na sua imaginação, os recursos necessários para se desembaraçarem e tornarem alegre e divertida a viagem, a estadia, a confecção dos alimentos, ou arranjar um abrigo para a noite.
O acampamento é um momento marcante na vida de um Escuteiro, onde as crianças e os jovens tomam verdadeira consciência da alegria que se experimenta a viver e a trabalhar com os seus irmãos Escuteiros. É o momento privilegiado para se enraizar e desenvolver o espírito de "família feliz"; é aqui que nascem recordações comuns, que se criam tradições.
Baden-Powell, fundador do escutismo, deixou, através do seu livro "Escutismo para Rapazes", uma nota para os pais relativamente aos acampamentos, que a seguir se transcreve:
"O Campismo é a grande atracção que chama o rapaz para o Escutismo e oferece o melhor ensejo para o ensinar a confiar em si próprio e a cultivar a iniciativa, além de contribuir para o seu robustecimento.
Há pais que, não tendo nunca experimentado a vida de campo, olham os acampamentos com desconfiança, julgando-o demasiado áspero e arriscado para os filhos. Mas, quando os vêem voltar cheios de saúde e alegria manifestas, e moralmente desenvolvidos em personalidade e sociabilidade activa, não podem deixar de apreciar os bons resultados de uma tal digressão.
Espero, pois, sinceramente que se não impeçam os rapazes de se entregarem a diversões desta natureza."

O ACANTONAMENTO
O acantonamento é em tudo semelhante a um acampamento, com excepção para o local de dormida.
Quando as condições climatéricas são instáveis, isto é, quando a probabilidade de chuva repetida e prolongada é grande, a pernoita é feita normalmente num edifício existente no local da actividade, em vez de na habitual tenda. Além disto, o edifício serve também de abrigo rápido para os momentos de chuva.
Os acantonamentos são feitos normalmente em casas de habitação, escolas, garagens, pavilhões, Sedes de Agrupamentos, etc.
É esta a principal característica que distingue um acampamento de um acantonamento.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Sabias que


Maio

Todos os dias

Maio é o quinto mês do calendário gregoriano e tem 31 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Bona Dea da fertilidade. Outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes.

Sob o Antigo Regime francês, era de costume plantar um " Maio " ou " árvore de Maio " na honra de alguém. No Condado de Nice moças e rapazes « giravam Maio » ao som de pífano e tambor, ou seja dançar as rondas de Maio ao redor da árvore de Maio.

Maio é o mês de Maria, mãe de Jesus Cristo, segundo a Igreja Católica

Eventos históricos
13 de Maio de 1888 - Abolição da Escravatura pela Lei Áurea nº 3.353 - Brasil
13 de Maio de 1899 - Fundação do Esporte Clube Vitória
13 de Maio de 1905 - Fundação do Sport Club do Recife
14 de Maio de 1948 - Fundação do Estado de Israel

Datas comemorativas 1 de Maio - Dia do Trabalhador
7 de Maio - Dia do Silêncio
9 de Maio - Dia da União Europeia
13 de Maio - Dia do Zootecnista (Brasil)
15 de Maio - Dia Internacional das Famílias
15 de Maio - Dia Mundial do Detetive
17 de Maio - Dia Mundial da Internet
18 de Maio - Dia Internacional dos Museus
25 de Maio - Dia da Toalha
30 de Maio - Dia do Geólogo
1º Domingo de Maio - Dia das Mães (Portugal)
2º Domingo de Maio - Dia das Mães (Brasil)

Pastorinhos de fatima


Pastorinhos de Fátima

Lúcia dos Santos com os seus primos Francisco e Jacinta Marto.Os Pastorinhos de Fátima (também chamados de Os Três Pastorinhos) foram as três crianças portuguesas que viveram e testemunharam as chamadas aparições de Fátima, ocorridas entre 1916 e 1917, na Cova da Iria.

Os seus nomes eram:

Lúcia de Jesus dos Santos (de dez anos)
Lúcia de Jesus dos Santos (Aljustrel, 28 de Março de 1907 — Coimbra, 13 de Fevereiro de 2005), conhecida no Carmelo como Irmã Lúcia do Coração Imaculado, Ordem das Carmelitas Descalças, e reverenciada por alguns católicos portugueses simplesmente como a Irmã Lúcia, foi, juntamente com Jacinta e Francisco Marto (os chamados «três pastorinhos»), uma das três crianças que viram Nossa Senhora na Cova da Iria (Fátima), durante o ano de 1917.

Lúcia nasceu no lugar de Aljustrel, próximo de Fátima. Tinha dez anos quando viu, pela primeira vez, Nossa Senhora na Cova da Iria, juntamente com os primos Jacinta e Francisco Marto. Lúcia foi a única dos três primos que falava com a Virgem Nossa Senhora,sua prima Jacinta ouvia mas não falava e Francisco nem sequer ouvia as palavras de Nossa Senhora, e como tal era a portadora do Segredo de Fátima. Nos primeiros tempos, a hierarquia católica revelou-se céptica sobre as afirmações dos Três Pastorinhos e foi só a 13 de Outubro de 1930 que o bispo de Leiria tornou público, oficialmente, que as aparições eram dignas de crédito. A partir daí, o Santuário de Fátima ganhou uma expressão internacional, enquanto a irmã Lúcia viveu cada vez mais isolada.

Em 17 de Junho de 1921, o bispo de Leiria D. José Alves Correia da Silva proporcionou a sua entrada no colégio das irmãs doroteias em Vilar, Porto, alegadamente para a proteger dos peregrinos e curiosos que acorriam cada vez mais à Cova da Iria e pretendiam falar com ela. Professou como doroteia em 1928, em Tuy (Espanha), onde viveu alguns anos. Em 1946 regressou a Portugal e, dois anos depois, entrou para o Carmelo de Santa Teresa em Coimbra, onde professou como carmelita a 31 de Maio de 1949. Foi neste convento que escreveu dois volumes com as suas Memórias e os Apelos da Mensagem de Fátima. Em 1991, quando o Papa João Paulo II visitou Fátima, convidou a irmã Lúcia a deslocar-se ali e esteve reunido com ela 12 minutos. Antes, já se tinha encontrado também em Fátima com o Papa Paulo VI.

Lúcia morreu no dia 13 de Fevereiro de 2005, no Convento Carmelita de Santa Teresa em Coimbra. O seu corpo foi transladado de Coimbra para o santuário de Fátima em 19 de Fevereiro de 2006.


BeatificaçãoEm 14 de fevereiro de 2008, na Catedral de Coimbra em Portugal, o Cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, por ocasião do aniversário da morte da "vidente de Fátima", tornou público que o papa Bento XVI, atendendo ao pedido do bispo Albino Mamede Cleto, de Coimbra, compartilhado com numerosos bispos e fiéis do mundo todo autorizou, excepcionando as normas do Direito Canônico (art. 9 das "Normae servandae"), o início da fase diocesana da causa da sua beatificação, transcorridos apenas três anos da sua morte.

Memorial Irmã Lúcia
Em 31 de Maio de 2007 foi inaugurado em Coimbra um museu sobre a vidente de Fátima.

Foi projectado pelo arquitecto Florindo Belo Marques para uma área onde as irmãs do Carmelo de Coimbra tinham galinheiros, o museu apresenta um espólio que remete até ao tempo das "aparições de Fátima".

Francisco Marto (de nove anos)
Francisco Marto (Aljustrel, Fátima, 11 de Junho de 1908 — 4 de Abril de 1919) [1], conhecido mundialmente como Beato Francisco de Fátima e da Igreja Católica, foi um dos três pastorinhos que dizem ter visto Nossa Senhora na Cova da Iria, de 13 de Maio até 13 de Outubro de 1917.

Filho mais velho de Olímpia e Manuel Marto, Francisco e Jacinta eram crianças típicas do Portugal rural da época. Como não era obrigatório, ele não frequentava a escola, e trabalhava como pastor em conjunto com a sua irmã Jacinta e a sua prima Lúcia. Como Nossa Senhora sugeriu numa das aparições, Francisco ingressou no ensino primário, mas acabou por deixar de assistir às aulas.

De acordo com as memórias de Lúcia, Francisco era um rapaz muito dado, mas calmo, e gostava de música, o qual mostrava habilidade no pífaro. Sendo muito independente nas opiniões, no entanto era pacificador, e mostrava-se muito respeitoso pelas pessoas. Conta a sua prima que até os animais não escapavam a sua caridade.

Na sequência das aparições, o comportamento dos dois irmãos alterou-se e desde então Francisco passou a preferir rezar sozinho. Marcado pelas palavras de Nossa Senhora para "que não ofendam mais a Deus", ele retirava-se na solidão "para consolar Jesus pelos pecados do mundo".

As três crianças, particularmente o Francisco, tinham o costume de praticar mortificações, mas que Nossa Senhora numa das aparições pedira moderação. Contudo, como penitência, Francisco deixara de ir à escola e escondia-se para atenuar pelos pecadores. É possível que prolongados jejuns o tenham enfraquecido a ponto de sucumbir à epidemia do vírus influenza que varreu a Europa em 1918, em consequência da Primeira Guerra Mundial. Ele acabou por falecer em casa em 1919.

Francisco e a irmã Jacinta foram beatificados pelo Papa João Paulo II em 13 de Maio de 2000. O seu dia festivo é 20 de Fevereiro.



Jacinta Marto
(de sete anos)
Jacinta Marto (Aljustrel, Fátima, 11 de março de 1910 — Lisboa, 20 de fevereiro de 1920) [1] foi uma dos três pastorinhos que afirmam ter visto Nossa Senhora na Cova da Iria, entre 13 de maio e 13 de outubro de 1917.

Filha mais nova de Olímpia e Manuel Marto, Jacinta Marto e Francisco eram crianças típicas do Portugal rural da época. Como de início não frequentava a escola, trabalhava como pastora em conjunto com seu irmão e a sua prima Lúcia. Mais tarde, logo após as aparições e segundo as mesmas, por recomendação de Nossa Senhora, entrou na escola primária. De acordo com as memórias de Lúcia, Jacinta era uma criança afectiva e muito afável e emocionalmente frágil.

Na sequência das aparições, os dois irmãos foram influenciados porque terão visto o Inferno, durante a terceira aparição (Julho de 1917). Deslumbrada com a triste sorte dos pecadores, na sua simplicidade, decide responder ao apelo da Virgem Maria e fazer penitência e sacrifício pela conversão dos pecadores.

As três crianças, mas particularmente Jacinta, praticavam mortificações e penitências. É possível que prolongados jejuns a tenha enfraquecido a ponto de ter sucumbido à epidemia do vírus influenza que varreu a Europa em 1918 e em consequência da primeira guerra mundial. Jacinta, que sofria de pleurisia e não podia ser anestesiada devido à má condição do seu coração, foi assistida em vários hospitais, acabando por sucumbir em 20 de Fevereiro de 1920, no Hospital D. Estefânia em Lisboa.

Jacinta foi beatificada, com seu irmão, pelo Papa João Paulo II em 13 de Maio de 2000. Jacinta é a cristã mais nova não-mártir a ser beatificada. O seu dia festivo é 20 de Fevereiro


Os pastorinhos tiveram durante o ano de 1916, três aparições de um Anjo, identificado como Anjo da Paz ou Anjo de Portugal. O relato destas aparições permaneceu em segredo até 1937, até Lúcia as divulgar, pela primeira vez, na designada obra Memórias da Irmã Lúcia I. A narração é mais completa dos restantes acontecimentos e o texto definitivo das orações do anjo foi, posteriormente, publicado na obra Memórias da Irmã Lúcia II, escrito em 1941.

Em 1917, as crianças assistiram a seis aparições de Nossa Senhora, entre 13 de Maio e 13 de Outubro.

Aparições Milagre Nossa Senhora Fátima !!! - Our Lady Fatima Miracle Ap...



Nossa Senhora de Fátima (ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é a designação pela qual é conhecida, na religião católica romana, a Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, pelos católicos ou outras pessoas que acreditam em sua aparição durante seis meses seguidos para três crianças em Fátima, localidade portuguesa, em 1917. A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, ou a combinação dos dois nomes, dando origem a "Nossa Senhora do Rosário de Fátima", pois, segundo os relatos, "Nossa Senhora do Rosário" teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, dado que a mensagem que trazia consigo era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do Santo Rosário.

História

Três crianças, Lúcia de Jesus dos Santos (de 10 anos), Francisco Marto (de 9 anos) e Jacinta Marto (de 7 anos), afirmaram ter visto Nossa Senhora no dia 13 de Maio de 1917 quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Aljustrel, pertencente ao concelho de Ourém, Portugal.

Segundo relatos posteriores aos acontecimentos, por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, as crianças teriam visto uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas, logo depois, outro clarão teria iluminado o espaço. Nessa altura, teriam visto, em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma "Senhora mais brilhante que o sol".

Segundo os testemunhos recolhidos na época, a senhora disse às três crianças que era necessário rezar muito e que aprendessem a ler. Convidou-as a voltarem ao mesmo sítio no dia 13 dos próximos cinco meses. As três crianças assistiram a outras aparições no mesmo local em 13 de junho, 13 de julho e 13 de setembro. Em agosto, a aparição ocorreu no dia 19, no sítio dos Valinhos, a uns 500 metros do lugar de Aljustrel, porque as crianças tinham sido levadas para Vila Nova de Ourém pelo administrador do Concelho no dia 13 de agosto.


A famosa "Capelinha das Aparições" em Fátima (que marca o local exacto onde Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos).A 13 de outubro, estando presentes na Cova da Iria cerca de 50 mil pessoas, Nossa Senhora teria dito às crianças: "Eu sou a Senhora do Rosário" e teria pedido que fizessem ali uma capela em sua honra (que atualmente é a parte central do Santuário de Fátima). Muitos dos presentes afirmaram ter observado o chamado milagre do sol, prometido às três crianças em julho e setembro. Segundo os testemunhos recolhidos na época, o sol, assemelhando-se a um disco de prata fosca, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra. Tal fenómeno foi testemunhado por muitas pessoas, até mesmo distantes do lugar da aparição. O relato foi publicado na imprensa por vários jornalistas que ali se deslocaram e que foram testemunhas do fenómeno. Contudo, há testemunhos de pessoas que afirmaram nada ter visto, como é o caso do escritor António Sérgio, que esteve presente no local e testemunhou que nada se passara de extraordinário com o sol, e do militante católico Domingos Pinto Coelho, que escreveu na imprensa que não vira nada de sobrenatural. Entretanto, testemunhas da época disseram que o facto não aconteceu com o sol (este ficou do mesmo tamanho) mas sim que, no lugar onde Nossa Senhora apareceu para os pastores, deu-se uma luminosidade tão intensa que ninguém conseguiu ficar com os olhos abertos, ninguém conseguiu ver Nossa Senhora, apenas os três pastores.

Posteriormente, sendo Lúcia religiosa doroteia, Nossa Senhora ter-lhe-á aparecido novamente em Espanha (10 de Dezembro de 1925 e 15 de Fevereiro de 1926, no Convento de Pontevedra, e na noite de 13 para 14 de Junho de 1929, no Convento de Tuy), pedindo a devoção dos cinco primeiros sábados (rezar o terço, meditar nos mistérios do Rosário, confessar-se e receber a Sagrada Comunhão, em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria) e a Consagração da Rússia ao mesmo Imaculado Coração.

Anos mais tarde, Lúcia contou ainda que, entre abril e outubro de 1916, teria já aparecido um anjo aos três pastorinhos, por três vezes, duas na Loca do Cabeço e outra junto ao poço do quintal da casa de Lúcia, convidando-os à oração e penitência, e afirmando ser o "Anjo de Portugal".

Este anjo teria ensinado aos pastorinhos duas orações, conhecidas por Orações do Anjo, que entraram na piedade popular e são utilizadas sobretudo na adoração eucarística.

Síntese da Mensagem de Fátima

Os três pastorinhos de Fátima (1917).Segundo a Irmã Lúcia, no seu último livro publicado em 2006, toda a mensagem subjacente às aparições de Nossa Senhora de Fátima é o seguinte:

No decorrer de toda a Mensagem, a começar pelas aparições do Anjo, encontramos um apelo à oração e ao sacrifício oferecido a Deus por amor e conversão dos pecadores. Para mim, este apelo é como que a norma básica de toda a Mensagem, que começa por introduzir-nos num plano de fé, esperança e amor: "Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos". É aqui que assenta a base fundamental de toda a nossa vida sobrenatural: viver de fé, viver de esperança, viver de amor.

Monumento
No dia 13 de maio de 2008 foi inaugurada em Fortaleza, Ceará a maior imagem de Nossa Senhora de Fátima do mundo. A estátua tem 15 metros de altura e foi feita pelo artista plástico Franciner Macário Diniz

terça-feira, 11 de maio de 2010

santo padre esta em portugal



SUA SANTIDADE O PAPA BENTO XVI VEM A PORTUGAL


Sua reverendíssima visita Portugal começando a visita em Lisboa, percorrendo várias artérias da capital com uma segurança apertadíssima. O povo só o poderá ver ao longe, o mesmo irá acontecer pelos restantes locais por onde Sua Santidade passar.
No Terreiro do Paço, com vista para o Cristo Rei e Ponte 25 de Abril irá celebrar a Santa Missa que de certeza vai ser assistida por milhares de pessoas.
Mas como todos nós sabemos homens e mulheres de boa vontade e de fé, o ponto alto da visita é no Santuário de Nossa Senhora de Fátima aquele local mítico onde todos nós cristãos nos sentimos bem.
Será nesse local sagrado, para onde estão a caminho muitos peregrinos vindos dos vários cantos do mundo e também aqui de Portugal não podendo esquecer tantos homens e mulheres que percorrem por estrada caminhos e veredas com os pés muitas vezes a sangrar mas sempre com uma vontade férrea em vencer a caminhada para chegar aos pés da nossa Senhora nossa Mãe e rezar e cumprir as suas promessas .

A vinda a Portugal daquele que é o chefe supremo da igreja católica e representante de São Pedro numa altura em que o Pais atravessa grades dificuldades, não só Portugal como o mundo pedimos a sua Santidade que reze junto de nossa Mãe Maria Santíssima para que aqueles que governam os vários Países do mundo e geram o sistema financeiro mundial sigam os ensinamentos de Jesus de modo a que todos os povos vivam mais felizes sem fome, sem guerra e sem descriminação de raças .
A cidade do Porto vai também ser brindada com esta visita e de certeza que esse bom povo do norte irá brindar Sua Santidade com forte calor humano como uma demonstração de fé no representante de Pedro.


PROGRAMA DA VISITA


11 DE MAIO---LISBOA

11h,00 Chegada ao Aeroporto da Portela
12h,45 Cerimonia de boas vindas no Mosteiro dos Jerónimos
13h,30 Visita de cortesia ao Presidente da Republica Aníbal Cavaco Silva no Palácio de Belém
18,h,15 Celebração da Santa Missa no Terreiro do Paço


12 MAIO---LISBOA

10h,00 Encontro com o mundo da cultura, no Centro Cultural de Belém
12h,00 Encontro com o Primeiro Ministro na Nunciatura Apostólica
16h,40 Partida de helicóptero para Fátima

FATIMA
17h,30 Chega à Capelinha das Aparições
18h,00 Vésperas com Padres, Religiosos, Seminaristas e Diáconos da Igreja da Santíssima Trindade
21h,30 Recitação do Rosário e Procissão das Velas Eucaristia Presidida pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretario de Estado do Vaticano.


13 MAIO---FATIMA

10h,00 Missa da Peregrinação Internacional
13h,00 Almoço com os Bispos de Portugal
17h,00 Encontro com os Membros da Organização da Pastoral Social na Igreja da Santíssima Trindade
18h,45 Encontro com os Bispos de Portugal na casa de Nossa Senhora do Carmo


14 DE MAIO---FATIMA

08h,00 Despedida da casa de Nossa Senhora do Carmo

PORTO

09h,30 Chegada ao heliporto da Serra do Pilar em Gaia
10h,15 Missa na Avenida dos Aliados
13h,30 Cerimonia de despedida no Aeroporto Internacional do Porto
14,h00 Partida no Avião da TAP

sábado, 8 de maio de 2010


Caminheiros da Região da Guarda,

A Equipa Fénix da IV Secção, do Agrupamento 231 Sta. Maria -Manteigas, tem o prazer de vos
convidar a participar numa actividade ultra-radical, com o objectivo de cada vez mais, podermos
SERVIR e sermos jovens em acção.

Esta actividade é denominada
e terá lugar no Ski Parque, no concelho de
Manteigas, nos dias 21, 22 e 23 de Maio sob o lema: “Uma AVENTURA RADICAL vais viver, mas a
Natureza terás que proteger” e consiste basicamente na preservação da Natureza, com a limpeza do
É claro que não esquecemos um tempo de oração e reflexão.
Vamos deixar a nossa MARCA contribuindo assim para uma sociedade melhor, como queria o nosso
fundador do Escutismo, Baden Powell na sua última mensagem que nos deixou…
"Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrastes…"
Bem, isto para dizer que sermos escuteiros não é só usar o uniforme e ir às reuniões. Ser escuteiro é
muito! Ser Caminheiro é ainda mais, dado que somos já todos adultos numa sociedade que precisa
cada vez mais de novos rumos...
Por tudo isto, a vossa presença é importante. Não faltem, contamos convosco!
Atrevam-se e venham voar connosco…
Em anexo, segue também o cartaz e a respectiva folha de inscrição da nossa actividade. Pedimos que
transmitam aos vossos Agrupamentos e restantes Caminheiros que conheçam.
Também irá chegar informação via CTT aos vossos Agrupamentos por isso estejam atentos!!!
As inscrições serão enviadas para o nosso e-mail e terão data limite até ao dia 16 de Maio, e após os
vossos contactos entraremos em contacto convosco e acertaremos mais alguns pormenores.
Para mais informações podem-nos contactar através do:
E-mail: 231mtg.fenix@gmail.com
Blog: http://fenix231manteigas.blogspot.com/
Telemóvel (moche): Paulo Martins (Chefe de Clã) – 966711769
Susana Abrantes (Chefe de Equipa) – 969265978
Ana Paula Lopes (Sub-chefe de Equipa) -964968662
Morada: Paulo Martins, Loteamento do Souto Grande, lote 3 6260-059 Manteigas

Notas:
-Serão também convidados a participar na actividade os Chefes de Clã, Caminheiros com Insígnia de Ligação (CIL),
Candidatos a Dirigentes (CD) e Equipa de Animação dos respectivos Agrupamentos.
-Em caso de dúvidas ou caso tenham alguma dificuldade em participar contactem-nos, nós tentamos resolver os
problemas para que de alguma forma todos participem.

Esperamos por vocês. Uma forte canhota,

Equipa Fénix:
Email:231mtg.fenix@gmail.comAgrupº231SantaMaria6260MANTEIGAS

sexta-feira, 7 de maio de 2010

O jeito mais fácil e rápido de dobrar uma camiseta



Da jeito saber, para os acampamentos e actividades...

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Dia da Freguesia2.wmv

Dia da fregesia.
Actuaçao da fanfarra

Diabo na cruz - Os Loucos Estão Certos

Uma nova banda que vale a pena ouvir.